segunda-feira, 2 de abril de 2018

Desmontando as mentiras que relacionam legalização do aborto à redução dos índices de homicídio



Foi publicada na internet uma análise (disponível aqui: http://cartacampinas.com.br/2014/09/aborto-a-impressionante-semelhanca-entre-o-mapa-de-restricao-do-aborto-e-homicidios-no-mundo/), defendendo que haveria uma relação direta entre a legalização do aborto e a redução de homicídios. Mas será que há mesmo essa relação e legalizar o aborto reduz homicídios. Vamos ver se isso é verdade...

A análise citada acima tem diversos furos que derrubam a tese do autor. Dentre os vários exemplos, podem ser destacados alguns. A lei anti aborto argentina é rígida e mesmo assim as taxas de homicídio estão no menor nível. Os países do Oriente Médio também são rígidos contra o aborto e o índice de homicídios neles também são baixos. Assim, a afirmação do “pesquisador” é uma “forçação de barra” que não cola. O índice menor ou maior de homicídios possui outra explicação – essa sim comprovada facilmente na análise do gráfico: o índice de desenvolvimento humano (IDH), que leva em conta renda, acesso a serviços públicos de qualidade, como saudade e educação, PIB per capita, etc. É só olhar nosso continente:

Chile e Argentina, que são rígidos contra o aborto, são os únicos dois países da América do Sul com índices de homicídio no piso mínimo. Curiosamente (ou não), são os dois países com o maior IDH do continente! E sabe qual é o único país da América do Sul a ter legalizado o aborto? Guiana! Nada menos que o país com o pior IDH do continente e também possuidor de índices de homicídio altos!

Por falar em IDH, vamos falar dos 2 países do mundo com maior índice de desenvolvimento humano: Suíça e Noruega.

A Suíça – pais de melhor IDH do mundo e com baixas taxas de homicídio – deveria ser a maior abortista, né? Afinal, abortar reduz crimes... Errado! O país, mesmo tendo legalizado o aborto, possui um dos menores índices do mundo. Especialistas em saúde sexual apontam três principais fatores: educação, contracepção e nível socioeconômico. E não é em qualquer caso que o aborto é permitido. Somente até as 12 semanas e a mulher deve ser informada exaustivamente antes de se submeter à intervenção.

O segundo maior IDH é o da Noruega, conhecido como país da “criminalidade zero”. Se tem baixíssimos índices de homicídio é sinal de que o aborto lá é liberado, como é nos Estados Unidos, né? ERRADO! Lá o aborto só é permitido a pedido da mulher até as doze semanas. Após isso, só é permitida a interrupção da gravidez nos mesmos casos da lei brasileira: para proteger a saúde da mulher e nos casos de violação, conforme restrição feira em 2014.

Outros casos ainda merecem ser citados, que mostram o equivoco da análise.

Egito, Argélia e Líbia estão entre os mais ricos da África e apresentam o mesmo fenômeno: lei anti abortiva rígida e índices de homicídio no piso mínimo.

A Rússia é um dos piores IDH da Europa e, dentre os Brics, fica atrás em IDH apenas do Brasil. Resultado: mesmo com aborto legalizado, possui altos índices de homicídio.

Portanto, ligar baixos índices de criminalidade à legalização do aborto é partir de uma premissa falsa e reducionista (apesar de conveniente ao discurso “feminista”/abortista).

Mas os problemas da legalização do aborto vão muito além disso.

Na Espanha, o aborto cresce a cada ano incontrolavelmente desde que foi legalizado, e nos últimos anos, a Espanha abortou um número de bebês equivalente à população do Estado de Luxemburgo. Segundo o Ministério da Saúde da Espanha, nos últimos anos a Espanha passou de uma taxa de 60 mil em 2000, para 91 mil em 2005.

É uma mentira que a legalização do aborto provoca a diminuição da sua prática, e que os países onde o aborto é legalizado são os países onde a prática de abortos é menor.

O Instituto “Allan Guttmacher” – que pertence à maior clinica abortiva dos EUA – é um dos principais responsáveis pela propagação deste mito, apesar de estar sediado nos Estados Unidos onde o número de abortos provocados subiu 700% durante os 20 primeiros anos da vigência da lei. Em 1970, quando o aborto foi legalizado no Estado de Nova York até o quinto mês, e já metade dos estados americanos permitia o aborto até o terceiro mês, praticaram-se 200.000 abortos no país. Em 1971 este número dobrou para 400.000. Em 1972 subiu novamente para meio milhão de abortos. Em 1973, quando em janeiro daquele ano o aborto foi legalizado pela decisão Roe x Wade da Suprema Corte de Justiça, que passou a permitir o aborto em todo o território nacional até o nono mês da gestação, praticaram-se 600.000 abortos. No ano seguinte, em 1974, este número subiu para 800.000 abortos. Em 1975, subiu novamente para 900.000 abortos. Em 1976 praticaram-se um milhão de abortos nos Estados Unidos. Em 1977 praticaram-se o número subiu novamente para um milhão e cem mil abortos. Em 1978 este número subiu para um milhão e duzentos mil e em 1979 novamente para um milhão e trezentos mil, permanecendo mais ou menos estacionário neste valor até 1988, quando voltou a subir em 1989 para aproximadamente um milhão e quatrocentos mil abortos por ano, mantendo-se este valor estacionário até aproximadamente 1995, quando desceu para um milhão e trezentos mil abortos. A partir daí o número de abortos estacionou situando-se hoje por volta de 800 a 900 mil abortos por ano, principalmente por causa das leis complementares obtidas pelos grupos pró-vida que dificultam o acesso ao aborto ou a instalação de novas clínicas, como as leis que exigem que as clínicas contem com centro cirúrgico completo e em permanente funcionamento, e que seja mostrado um ultra som do bebê à gestante que irá abortar, que os pais dos menores sejam notificados do aborto dos filhos, etc…

Em Portugal, após a legalização, o aborto clandestino não só não desapareceu como registou  um aumento. O dado mais chocante é que atualmente, a 3ª maior causa de mortes neste país é o aborto!

Ademais, as clínicas de aborto só tem um único objetivo: lucro. Elas não querem fazer uma mulher feliz. Basta assistir o documentário “Blood Money”, revela esta trágica verdade: existe uma indústria milionária nos EUA que lucra com a morte de inocentes.

Importante destacar que no caso do Brasil, o sistema  precário de saúde não tem garantido nem partos seguros, imagine abortos! Não há números exatos sobre a quantidade de abortos clandestinos no país, mas é possível ter uma ideia da dimensão e do alcance do procedimento com base nos registros hospitalares. Só no Sistema Único de Saúde, há pelo menos 200 mil registros de internações decorrentes de abortos por ano no país, segundo o Ministério da Saúde. Segundo o IBGE, 55% das mulheres que se submetem à interrupção da gravidez são internadas com complicações relacionadas ao aborto - por isso, com base no número de internações, há estimativas que sugerem mais de 600 mil abortos anuais no país.

Um último dado, do Journal of Child Psychiatry and Psychology: foi feita uma pesquisa com 500 mulheres desde seu nascimento até a idade de 25 anos. As que haviam tido um aborto tinham como consequência elevados índices de problemas de saúde mental, incluindo a depressão (46% de aumento), a ansiedade, os comportamentos suicidas e abuso de substâncias. E isso tem uma razão lógica: o aborto é um crime como qualquer outro e gera remorso e outros danos psicológicos aos seus autores.

Em resumo: legalizar aborto, além de COMPROVADAMENTE causar danos irreparáveis à saúde da mulher, não reduz criminalidade! O que reduz crimes são serviços públicos de qualidade, como saúde, segurança, emprego e renda para a população, e não a prática de outros crimes.

Nenhum comentário: