domingo, 11 de abril de 2010

Chico Xavier, o espiritismo e suas farsas

O maior problema de cinema brasileiro é que este é vendido. Os poucos filmes que são produzidos com recursos mais gordos e com melhores atores, assim o são porque receberam pesados investimentos empresariais. O resultado disso são roteiros fracos e limitados. Quando algum filme se baseia em fatos reais, o resultado é pior ainda, pois o interesse de quem investe na obra é sempre o de "divinizar" o protagonista, como um verdadeiro herói mitológico.

Assim aconteceu com o filme que abordou a vida do presidente Lula, que estreou em Janeiro, e acontece agora com o filme sobre a vida de Chico Xavier: o "espírita" que é retratado como herói, mártir e incompreendido, quando na verdade não passou de um homem comum, que propagou algumas das maiores fraudes religiosas de todos os tempos, como as fábulas da reencarnação e da comunicação com mortos.

O principal aliado privado do filme é nada menos que a empresa de maior influência ideológica no país, o império espírita das comunicações chamado Rede Globo de Televisão, que tem promovido o filme produzido sua subsidiada, a Globo Filmes. Sim, trata-se a mesma emissora de televisão que apoiou o regime da ditadura militar brasileiro, que forjou a eleição do corrupto Fernando Collor, e que agora ajuda a promover mais uma fraude.

O interesse da Rede Globo em promover o espiritismo é antigo e manifesto. Nos últimos anos, várias de suas novelas – obras que fazem a empresa internacionalmente conhecida - demonstraram a inclinação dessa rede de televisão para essa religião específica. Um dos exemplos mais próximos é a novela que estréia nesta segunda-feira, dia 12. “Escrito nas estrelas” tem demonstrado nos flashes que aparecem nos intervalos que vai abusar da espiritualidade.

Como quase tudo que Globo coloca em evidência, o filme de Chico Xavier está fazendo sucesso. E não se assuste: a obra certamente irá bater recordes de bilheteria no ano. As pessoas sairão emocionadas das salas de cinema, e ficará provado aquilo que é bíblico e profético: os homens do nosso tempo são muito fáceis de ser enganados, e são vitimas fáceis da apostasia que impera nesses dias.

Chico Xavier foi um dos maiores, senão o maior expoente do espiritismo brasileiro. Em breves palavras, o espiritismo é assim definido:

“é um conjunto de doutrinas espiritualistas que consideram o homem um espírito imortal que alterna experiências nos mundos material e espiritual, de acordo com a doutrina da reencarnação, com o objetivo de evoluir, tanto moral quanto intelectualmente, rumo a Deus. Considera também a comunicabilidade entre os vivos e os mortos, geralmente por meio de um médium, ou seja, de um mediador.” (Retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Espiritismo)

Pegando apenas essa definição, é possível perceber que há grandes oposições entre o espiritismo e o cristianismo bíblico. A doutrina da reencarnação, um dos pontos chaves do espiritismo cardecista, é um desses pontos de controvérsia. De acordo com essa doutrina, o “ser” que há em cada homem seria capaz de resistir à morte do corpo. Essa porção seria capaz de ligar-se sucessivamente a diversos corpos para a consecução de fins específicos. Mas a Bíblia reiteradamente condena essa prática, que já existia desde os tempos da lei:

“Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles.” (Levítico 20:27)

“Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti.” (Deuteronômio 18:10-12)

A necromancia, que aparece em Levítico, é uma prática onde o necromante se comunica com os mortos para fins de adivinhação e consultas. É exatamente o que um médium, como Chico Xavier, fazia. Dizia se comunicar com os mortos, trazendo respostas do falecido para os seus familiares ou amigos.

Muitas dessas respostas poderiam perfeitamente coincidir com a realidade dos fatos, e do que os próprios familiares poderiam esperar ouvir do morto. Todavia, a Bíblia é clara ao dizer que cada homem morre apenas uma vez, depois perde totalmente o seu contato com mundo material, restando a ele apenas o juízo de Deus (Hebreus 9:27). Ninguém retorna depois de morto para este mundo. Tanto que quando Cristo ressuscitou a Lázaro e a uma moça, Ele mesmo disse que ambos apenas dormiam (Mateus 9:24, João 11:11), apesar de serem considerados mortos por não apresentarem mais sinais vitais ou até estar em decomposição, como foi o caso de Lázaro. Em nenhum momento a Bíblia nos dá alguma base para aceitar que um morto pode ir a um plano espiritual e retornar ao material. As “segundas chances” só existem em filmes e em embustes, como o que os médiuns espíritas propagam.

Cabe notar que no livro do Levítico, a Bíblia nos diz que há um “espírito de necromancia”, ou seja, um espírito de consulta aos mortos. Assim, todo aquele que diz que consulta aos mortos, não consulta a eles, mas sim a demônios. Demônios que têm conhecimento do passado e daquilo que acontece no mundo real e que podem, assim, incorporar em médiuns e falar aos familiares de coisas que tenha visto do falecido, dando aos familiares a impressão de que é realmente o morto que está “falando”. Tal prática é inclusive descrita na Bíblia, ao mostrar que muitas pessoas dariam ouvidos a espíritos enganadores de demônios (1 Timóteo 4:1).

Além de todos os enganos que o espiritismo propaga, o próprio Chico Xavier passou longe de ser o humilde e incompreendido homem retratado no filme sobre sua vida. Muitos afirmam que o humilde Chico Xavier teria usado peruca ou boina até terminar o seu implante de cabelos, tamanha era a sua preocupação a imagem e promoção pessoal. O médium, em ocasião em que dizia psicografar Humberto de Campos, disse que o planeta Marte não tinha nenhuma lua. Mas a ciência já provou que Marte tem duas, e sempre as teve. A revista Manchete teria mostrado ainda outra fraude do médium: a de que ele escondia embaixo de usa mesa uma bolsa de borracha que, quando apertada soltava “cheiro de santidade”.

Em 1958, foi feita ainda outra revelação que surpreendeu a muitos espíritas da época. Nesse ano, em reportagem do “Diário de Minas”, um sobrinho de Chico Xavier, chamado Amauri Pena Xavier, desmascarou o tio e a farsa daquilo que ele dizia ser revelado a ele. Na ocasião, Amauri afirmou que o próprio tio teria dito: “tudo o que tenho psicografado até hoje foi criado por minha própria imaginação, sem que eu precisasse da interferência de almas do outro mundo”. Para Amauri, seu tio, ainda vivo na época, era um bom homem, mas uma farsa a ser desmascarada como médium. Tal fato seria novamente confirmado em 1971 pelo mesmo jornal e pela revista “Realidade” (edição de Novembro de 1971, pg. 65).

O poder de falar com os mortos que Chico de Xavier dizia ter era uma farsa, comprovada por vários fatos, percebidos por qualquer um que aprecie mais a verdade do que a admiração fanática pelo médium. Assim como é falso também o espiritismo cardecista, que vem sido cada vez mais popularizado pela Rede Globo e que também é originado de fraudes, possessão demoníaca e necromancia. Fraudes que podem ser manipuladas e travestidas em belas e emocionantes histórias de humildade, como a que está em cartaz nos cinemas.

Esse mundo tem usado de estratégias cada vez mais eficazes para enganar àqueles que não estão firmados em Cristo, e é importante que nós cristãos estejamos cientes de tudo o que a Bíblia diz que é verdade e do que ela condena, para que não caiamos nesses bem arquitetados embustes.

“Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.” (1 João 4:1)

4 comentários:

Manco disse...

Meu amigo gostei muito desse arquivo.
Retrata muito bem o que diz na biblia sobre falsos profetas e etc.
eu procuro cada dia saber mais a respeito de Deus Anjos Etc... achei por acaso esse aqui e resolvi ler.. nao assisti o filme ainda(e nem vo)e meu amigo vo te conta em.. essas pessoas de hoje qualquer coisa que acontece pra elas e algo de Divindade, mas o q muitos esquecem e q os demonios tembem curam e sabem da vida delas pessoas mts pessoas se curvao pra quem o salvou mas estao caindo em tentacao. Tudo de om pra voce!! Abraco >>>BY: Jeferson

Anônimo disse...

"...lobo em pele de cordeiro..." este foi chico xavier...a biblia cita muito sobre o poder dos demônios...e de falsos profetas...fiquem com DEUS!!!!

Alessandra Dutra disse...

Gostei muito das coisas que li aqui no blog ....queria saber se poderia pegar elas para postar no meu . Posso ?

Alessandra Dutra disse...

Gostei muito das coisas que li aqui no blog...Gostaria de pedir sua permissão para postar alguns textos daqui em meu blog ...posso?