domingo, 6 de setembro de 2009

Quem são os anjos?

Muita gente na igreja conhece a respeito de Deus, do sacrifício e do ministério de Jesus Cristo e da manifestação do Espírito Santo. Mas pouca gente sabe falar a respeito dos anjos. As pessoas costumam se atrapalhar ao falar da função deles, sua natureza, o fim para que foram criados, onde estão e outras questões. O próprio aspecto folclórico, comercialmente criado pelo mundo e por outras religiões, às vezes vem a nossa mente e confunde ate aqueles que estão na igreja.

Esse tema, que é objeto de tanta divergência, merece ser minuciosamente abordado. Vamos abordar aqui, em 10 pontos, o que a Bíblia diz sobre esses seres, aquilo que os aproxima e o que os diferencia de nós, seres humanos.

1. Os anjos, assim como nós, são servos de Deus e trabalham para Ele. Ao olharmos o Novo Testamento, vemos que os anjos serviam a Jesus Cristo enquanto Ele esteve em carne (Marcos 1:13; Salmos 91:11). O próprio Satanás tentou a Cristo, dizendo que Ele poderia se jogar do pináculo do templo, que os anjos o guardariam para que não morresse (Mateus 4:6). Mesmo após a morte e ressurreição de Cristo, os anjos ainda trabalham em favor de Deus. E trabalharão inclusive no tempo em que o juízo de Deus for exercido sobre a terra. Certamente será o período da historia em que eles mais irão trabalhar. Para ser ter uma idéia, em toda a Bíblia, é no livro de Apocalipse em que mais vezes aparece a palavra “anjo(s)”. Ao todo, são 76 vezes. Uma media de mais de 3 vezes por capítulo.

2. Alem de trabalharem em favor de Deus, eles agem também em prol dos salvos. Os anjos são também “espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação” (Hebreus 1:14). Assim, eles servem aos escolhidos de Deus (Números 20:16; Daniel 6:22; Salmos 34:7) e até interagem com os seres humanos. Para esse fim, eles podem aparecer inclusive em forma humana, sem ter sua natureza de anjo percebida (Hebreus 13:2) ou serem percebidos como tal (Gênesis 32:1, Gênesis 19:1-3). É claro que o trabalho que fazem aos homens é sempre segundo a vontade de Deus ou contando com a direta recomendação d’Ele (Atos dos Apóstolos 5:19; João 5:4)

3. Por terem natureza espiritual, não têm dois atributos exclusivamente humanos: não morrem e não tem necessidades sexuais. A Bíblia nos diz que os anjos não têm esse tipo de desejo e também não passarão por morte, já que não têm carne. A carne morre, mas o Espírito não. É por isso que o homem precisará morrer, para assumir forma espiritual e para que a carne seja separada daquilo que é espiritual. A boa notícia é que a partir do momento em que assumirmos nossa forma espiritual, seremos como os anjos nesses dois pontos: seremos eternos e não nos relacionaremos da maneira de hoje, homem e mulher (Mateus 22:30; Lucas 20:36-37).

4. Os anjos são santos. Os anjos também não têm natureza pecaminosa como o homem, não sendo constituídos de carne, pois são seres espirituais. Sendo eles santos, obviamente não têm direito de errar, de pecarem e serem perdoados (2 Pedro 2:4), pois Cristo assumiu forma humana e morreu pelos pecados do homem, não pelos anjos. É por não terem natureza pecaminosa é que Satanás e seus anjos não foram perdoados por pecarem contra Deus, sendo ele e seus anjos caídos uma exceção a essa regra (Apocalipse 12:9).

5. Não são dignos de serem adorados. Apesar de serem seres espirituais, os anjos não são dignos de serem adorados por nós, assim como nenhum homem, a não ser Jesus Cristo, é digno de ser adorado pelos homens. Nenhuma espécie de culto ou oração deve ser feita a eles, pois nada está sujeito a eles (Colossenses 2:18; Hebreus 2:5). Pelo contrário, os anjos de Deus estão todos sujeitos a Ele e são eles é que O adoram (Hebreus 1:6).

6. São testemunhas. Os anjos também presenciam e testificam a respeito de certos acontecimentos. São testemunhas a cada vez que um pecador confessa seus pecados e aceita Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador (Lucas 12:8; Lucas 15:10). Por outro lado testemunham também os atos de Deus exercidos sobre os homens tanto em favor deles (Apocalipse 3:5) como em juízo sobre eles (Apocalipse 14:10­).

7. Os anjos serão julgados. Eis aqui uma semelhança ente os anjos e nós. Eles também passarão por um julgamento de seus atos. A Bíblia não descreve de forma pormenorizada esse julgamento, mas Paulo dá a entender que eles serão julgados por nós, povo de Deus (1 Coríntios 6:2-3).

8. São maiores que o homem. Há também comparações diretas na Bíblia, que permitem situar os anjos em características que os homens também possuem. Se comparados aos homens, os anjos são maiores em força e poder, mas apenas os homens foram coroados de glória e honra e também constituídos sobre a Criação de Deus (Hebreus 2:7; 2 Pedro 2:11; Salmos 8:5)

9. São mensageiros. Existe uma classe de anjos cujo papel é trazer mensagens de Deus aos homens. Deus fala com o homem através de seus anjos, porque o homem não pode ver a Deus (João 1:18). Mas, mesmo sendo pecador, o ser humano pode ver anjos e não ser consumido vivo por causa de seus pecados (Juízes 6:22-23), como eram mortos aqueles que entrassem no Santíssimo Lugar do Tabernáculo tendo em si pecado. Assim, esses anjos podem trazer mensagens de Deus aos homens de forma direta, face a face, como ocorreu com Balaão (Números 22:31), ou através de sonhos, como aconteceu a José (Mateus 1:20).

10. São também guerreiros. A Bíblia nos diz também que além de anjos mensageiros, há também anjos que guerreiam. O arcanjo Miguel lidera os anjos que têm essa atribuição. O próprio ancanjo já contendeu com o diabo no passado (Judas 1:9) e seu exército protagonizará, no futuro, a batalha em favor dos santos de Deus, ocasião em que derrotará Satanás e seus anjos caídos (Apocalipse 12:9, Daniel 12:1).

Esses 10 pontos mostrados são apenas exemplificativos. Existem ainda outros pontos de comparação entre anjos e homens na Bíblia, mas esses são pelo menos os que considero mais importantes para conhecermos os atributos particulares desses seres. O que fica claro aqui é que antes de falarmos às pessoas quem são os anjos e o que eles fazem, é preciso conhecer o que a Bíblia diz sobre eles.

“E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.” (1 Timóteo 3:16)

Nenhum comentário: